quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Segredo está nos Detalhes

Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou:
"Quem sou eu, oh Senhor Deus, e o que é minha família, para que me trouxesses a esse ponto"? [...] E tens me tratado como um homem de grande importância, oh Senhor Deus.
( I Crônicas 17.16,17b )

É muito bom quando alguém nos conta um segredo, é um voto de confiança, não é verdade?
Em troca a pessoa pede para manter o 'segredo' em secreto, como se ainda segredo fosse. Normal.
O segredo por si só é uma palavra que aguça a curiosidade de todo mundo.
Em geral as pessoas são ávidas por descobrir ou compartilhar um segredo, há outras que preferem manter certas coisas em absoluto segredo (de verdade!) e, ainda, aquelas que não podem sequer se conter diante de um tal segredo.  
Numa ligeira busca encontrei uma lista enorme de artigos na internet sobre segredos, o segredo disso, o segredo daquilo, tem o segredo da boa forma, segredo de ganhar mais dinheiro, segredo do sucesso profissional, segredo pra vencer na vida, tem um livro com o nome de segredo e até o segredo do segredo...

A história do rei Davi também contém um segredo, desses que a gente pode e deve contar!
Ele era um jovem bastante comum, sem aparência notável, de pouca estatura, o menor, o caçula dentre seus exuberantes e atraentes irmãos Eliabe, Aminadabe, Samá, etc, cuidava de ovelhas em Belém, passou loooonge da percepção humana do profeta Samuel quando foi ungir o rei sucessor de Saul, nem sequer seu próprio pai Jessé enxergava nele potencial para um futuro rei. Só que Nosso Deus 'não vê como homem: o homem vê o exterior, mas o Senhor vê o coração.'(I Sm 16.7). E Davi foi rei sim, e não só isso, foi o maior rei de Israel, homem corajoso, ousado, humilde, músico excepcional com muitas outras qualidades generosas, mas entre os adjetivos citados, penso que nenhum lhe garante notoriedade tamanha entre outras personagens da bíblia, exceto por um detalhe (que faz toda a diferença!), ele foi chamado pelo Senhor de 'um homem segundo o coração de Deus.'(I Sm 13.14)

Davi também fez coisas erradas (e como!), pecou e arrependeu-se, o mais sensacional em toda a bíblia é que ela nos revela tudo isso, sem máscaras, detalhes bons e ruins, exatamente para que não nos esqueçamos de que os homens de ontem também erravam, também falhavam, também pecavam, só Deus não muda, é o mesmo ontem, hoje e eternamente....o detalhe na história de Davi é que ele soube reconhecer tudo isso e abriu-se humildemente para aprender, para sofrer e aceitar as consequencias de seus erros e voltar-se para Deus, não pelo que Suas mãos lhe poderiam oferecer, mas pela gloriosa certeza da presença de Seu Espírito, e Davi manifesta esse seu desejo verdadeiro fruto de seu caráter adorador de forma arrepiante no salmos 51: 'Não me afastes da tua presença, nem me prives do teu Santo Espírito!' (Sl 51:13).
Davi descobriu o segredo, ele tocou genuinamente o coração de Deus!
 
Ok, então, qual é afinal o segredo? O segredo está nos detalhes... detalhes que me pego redescobrindo cada vez que medito nessa história tão linda. E não é porque esses detalhes estejam escondidos do leitor não, mas sim porque estão escondidos no coração de Deus e para isso não existe segredo, não existe fórmula, receita ou jeitinho brasileiro, apenas um caminho: a adoração que toca e move o Seu coração, e só tocamos o coração do Pai, com nosso próprio, quebrantado, contrito e humilde coração.
  













2 comentários:

  1. Não posso de deixar de comentar esse artigo que tudo tem haver com meu blog...

    Fique Com Deus

    ResponderExcluir
  2. Amados estou de volta. Próxima semana retorno com novos posts.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação. Deus te abençõe!